Carta de princípios

Carta de princípios da Sociedade Brasileira de Bioética:

Regional Rio de Janeiro

(2023-2025)

Prezados membros e simpatizantes,

Nossa sociedade tem como missão principal contribuir para o desenvolvimento do campo da Bioética. Juntamente com a Sociedade Brasileira de Bioética e as demais regionais nos comprometemos a  apoiar e congregar profissionais e instituições nas diversas atividades relacionadas ao seu campo, como atuação em Comitês de Bioética Hospitalar, Comitês de Ética em Pesquisa, Comissões de Ética no Uso de Animais, na docência e na pesquisa.

Somos guiados por princípios que refletem um compromisso profundo com os valores democráticos e inclusivos. A seguir, apresentamos a nossa Carta de Princípios:

Democracia e pluralidade:

·   A Bioética se alinha com a luta por um mundo democrático e plural.

Justiça Social:

·   Engajamo-nos ativamente na promoção da justiça social, lutando contra as desigualdades estruturais que perpetuam a injustiça.

Inclusão:

·   Entendemos que não haverá justiça social enquanto houver grupos excluídos e vulnerabilizados sem expressão social seja na política, na educação, no trabalho, em todos os espaços sociais. Nossa SBB defende as populações vulnerabilizadas em nosso país sejam por motivos de raça, gênero, sexualidade ou status socioeconômico.

·   Defendemos a inclusão, em especial, a equidade em saúde, garantindo que todos tenham acesso justo e igualitário a cuidados de saúde de alta qualidade, independentemente de raça, gênero, sexualidade ou status socioeconômico, o que se expressa na defesa do SUS para todas as pessoas.

·   .

Um sentido de equidade

·   Reafirmamos nosso compromisso inabalável com a promoção e proteção dos direitos humanos e dos direitos dos animais não humanos.

Educação:

·   Dedicamo-nos a fomentar uma cultura de reflexão ética e responsabilidade social em nossa sociedade.

Diálogo Aberto e Democrático:

·   Fomentamos um diálogo aberto, inclusivo e democrático entre todos os membros e stakeholders, valorizando uma diversidade de perspectivas e experiências.

Transparência e Responsabilidade:

·   Priorizamos a transparência e a responsabilidade em todas as nossas ações e decisões, mantendo os interesses da comunidade no centro de nossos esforços.

Solidariedade e Cooperação:

·   Promovemos a solidariedade e a cooperação entre os membros e com outras organizações, visando a construção coletiva de soluções éticas para os desafios contemporâneos.

·   Entendemos que é necessário um mundo de paz, de solidariedade, preocupado com as questões ambientais e climáticas, com a sobrevivência de qualidade das futuras gerações e do planeta.

Inovação:

·   Encorajamos a inovação, buscando constantemente novas maneiras de abordar os dilemas éticos emergentes de forma dialógica e responsável. Assim como no campo científico/tecnológico, a inovação responsável e a reflexão ética são amplamente estimuladas, sem preconceitos.

Governança institucional:

·   Do ponto de vista de seu funcionamento, a Sociedade se conduzirá coletivamente (diretoria, pólos e comissões) o que significa cooperação entre os pólos, as comissões e a diretoria, incorporando sempre nossa sociedade (desde as populações excluídas e vulnerabilizadas, aos cientistas das áreas mais diversas da ciência e tecnologia) na produção de eventos;

·   As discussões e decisões da SBB-RJ devem ser  inclusivas e devem incorporar perspectivas de diferentes culturas, gêneros e origens, desde que o respeito às pessoas e o diálogo seja a base comum.

Esta Carta de Princípios reflete nossa determinação em aliar a Bioética à construção de uma sociedade mais justa, igualitária e humanizada. Convidamos todos os membros e a comunidade em geral a se unirem a nós neste compromisso contínuo de promover a ética, a justiça social e a dignidade humana e dos animais não humanos.

Atenciosamente,

Diretoria da Sociedade Brasileira de Bioética – Regional Rio de Janeiro