Nasceu!!! Bioética para Todas as Pessoas! é o site/blog da Regional Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB-RJ). Uma plataforma de discussão, de envolvimento com as questões éticas da nossa sociedade. Aqui o leitor vai encontrar os posicionamentos da SBB-RJ e das suas comissões temáticas, assim como um vasto material para qualquer pessoa que queira se inteirar das discussões bioéticas.
Entendemos a Bioética como um campo plural, ou seja, que admite várias posições diferentes, analisando o que é o mais justo ou qual a melhor decisão, sempre com a abertura para o diálogo, a confrontação de argumentos, em um debate civilizado de ideias.
Temas polêmicos como o aborto, a eutanásia, a edição gênica, a inteligência artificial, ou questões mais cotidianas como o racismo ou o machismo, a LGBTQIAPN+ fobia, o capacitismo, vão ganhando colorido aqui nas páginas de Bioética para Todas as Pessoas!, desenvolvendo a capacidade de cada um de nós, que escreve, e quem lê (e, melhor ainda, se interage conosco), de pensar criticamente, de avaliar pontos de vista diferentes e ir construindo conhecimento novo – INOVAÇÃO.
Inovar maneiras de levar a vida, inovar na relação com os outros, com seu grupo social, com o mundo. Quais as razões das guerras? Há possibilidade de uma convivência pacífica entre estados nacionais? Estamos, cada um de nós, seres viventes, interagindo com o mundo em muitas dimensões. A maior parte de nós, humanos, temos a capacidade de pensar, refletir compreender, sentir, se emocionar, conhecer, escolher. A reflexão sobre o que é mais justo, melhor, o que pode nos levar a garantir o futuro das gerações que estão por vir, e a tomada de decisão, seja individual ou coletiva, seja envolvendo a família, a comunidade, a cidade, o país ou o mundo, deve estar cada vez mais presente no nosso dia a dia.
Refletir implica ouvir outros que têm outras posições ou argumentos, ler, para se inteirar de conhecimento acumulado, romper bolhas, ter curiosidade sobre o que a bolha do lado está pensando, avaliar criticamente as informações que circulam, enfim, não se deixar levar a não ser pela convicção formada com reflexão e diálogo com os diferentes.
Em nossa cultura, em nossa sociedade democrática cada um de nós tem toda a liberdade de perseguir seu projeto de vida boa e feliz, sempre com a condição de respeitar os projetos de vida boa e feliz de cada pessoa, o que implica adotar uma ética mínima, como nos apresenta Adela Cortina, para que seja garantida pela sociedade e a cada um de nós a convivência com diferentes projetos.
Com essa perspectiva, a Regional Rio de Janeiro da SBB abre suas portas para a interação mais ampla possível com todas as pessoas que se aproximam da Bioética no estado do Rio de Janeiro, todas as pessoas que vivem aqui, no Brasil e no mundo. O diálogo mais amplo e diverso nos aproxima sempre das melhores decisões.
Vejam só: podemos ser profissionais da saúde em meio à crise de falta de recursos, epidemias ou grande catástrofes; podemos ser engenheiros que inovam com suas tecnologias em meio a críticas acerca da responsabilidade social; podemos ser cientistas quando instados a refletir sobre o que investigar, o que mais e melhor poderá beneficiar a humanidade. Mas principalmente, sejamos as pessoas, todas as pessoas, sem nenhuma exceção, que precisamos ter todas as nossas reflexões e posições ouvidas e consideradas nos questionamentos dos cientistas, dos profissionais de saúde ou dos engenheiros.
Assim nasce esta gestão da SBB-RJ que, para melhor aproximar todas as pessoas, se organiza por polos regionais para garantir que cada região de nosso estado se sinta acolhida e animada para participar dessa empreitada de ampliar a discussão Bioética em nosso estado. A ideia é podermos desenvolver debates e eventos de forma descentralizada.
Também criamos as Comissões Temáticas. Nelas reunimos pessoas interessadas no desenvolvimento de temas específicos da Bioética. Foram criadas 13 comissões com o objetivo de estruturar eventos, debates, cursos, e o que mais você, interessado em um desses temas, quiser bolar. Educação em Bioética, por exemplo é uma área que poderá envolver professores que atuam na área de bioética e ética profissional que estejam dispostos a compartilhar suas experiências e desenvolver atividades conjuntas. Cada uma das comissões estará aqui em Bioética para Todas as Pessoas! para apresentar temas polêmicos ou não, e você, nosso leitor vai ter a oportunidade de discordar, acrescentar, apoiar qualquer de nossas postagens. A ideia é que este canal seja uma parte viva da nossa SBB-RJ, com debates diversos em cada um dos temas que desde já constituímos e em outros que formos acrescentando ao longo das nossas atividades.
A ideia é que Bioética para Todas as Pessoas! tenha posts inéditos a cada duas semanas, de duas comissóes temáticas distintas, e mais um editorial. Iniciamos com três comissões temáticas: Bioética Clinica, Ética em Pesquisa e Mulheres e Meninas, para tratar de três temas que estão na ordem do dia: “Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) que descriminaliza o aborto realizado ate as 12 semanas de gestação; a necessidade da presença de comissões de Bioética Clinica nos hospitais e na atenção primária de saúde; e a discussão sobre o Projeto de Lei (PL 7082/2017) que tramita na Câmara dos Deputados e que trata da ética na pesquisa que envolve humanos.
Queremos que todos nossos leitores se sintam acolhidos e animados para interagir conosco. Seja através de comentários nos artigos postados, seja enviando um artigo que creia ser importante ou se você quiser mandar uma sugestão ou entrar em contato com um de nós através do formulário abaixo. Neste caso use o Formulario de Contato abaixo e mencione a pessoa ou comissão temática com quem você quer falar.
Essa é nossa primeira edição e teremos nova uma edição a cada duas semanas.
Caso você se sinta à vontade pode se associar à SBB-RJ, o que o vincula também, é claro, à Sociedade Brasileira de Bioética.
Boa leitura!
É médica pela UFRJ (1983), mestre em Saúde Coletiva pela UERJ (1993) e doutora em Engenharia de Produção pela UFRJ. É presidente da Sociedade de Brasileira de Bioética Regional Rio de Janeiro. É professora titular de Bioética da UFRJ. É diretora do Núcleo de Bioética e Ética Aplicada – NUBEA/CCS/UFRJ. É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva-, em associação das IES UFRJ, FIOCRUZ, UERJ e UFF- PPGBIOS. Pesquisa em Bioética Clínica, Ética em Pesquisa e Ética nas Relações de Trabalho.
Doutoranda em Bioética pelo PPGBIOS, com pesquisas na área de gênero, ecofeminismos e mudanças climáticas. Disposta a participar e contribuir para o avanço e reestruturação da Bioética
Desejamos sucesso, Ana Paula! Seja bem-vinda !