Os Estados Unidos registraram um aumento significativo nas visitas ao pronto-socorro por questões relacionadas ao calor em 2023, revela um estudo recente do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). O relatório aponta que, dos 119.605 casos relatados no ano, a grande maioria ocorreu entre maio e setembro, coincidindo com a temporada mais quente do ano.
Os meses de julho e agosto se destacaram com uma incidência muito maior de casos em comparação aos outros meses do verão, refletindo as temperaturas recordes observadas em 2023. O estudo mostra que, nesses dois meses, o risco de visitas ao pronto-socorro foi mais de três vezes superior ao dos outros meses de maior calor, como maio, junho e setembro.
O levantamento também identificou que algumas regiões específicas, como Arkansas, Louisiana, Novo México, Oklahoma e Texas, enfrentaram riscos significativamente maiores, chegando a nove vezes o risco observado em estados como Nova York e Nova Jersey. Estes estados do sul e sudoeste dos EUA também experimentaram períodos prolongados de altas taxas de emergências relacionadas ao calor, superando os registros dos últimos cinco anos.
Além disso, o relatório detalha diferenças nas taxas de emergência baseadas em gênero e faixa etária, indicando que homens e adultos entre 18 e 64 anos foram os mais afetados. O CDC destaca a importância de monitorar em tempo real as condições meteorológicas e os impactos na saúde para orientar a comunicação de riscos e implementar medidas de prevenção durante ondas de calor extremas.
Estudo do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA/UFRJ) analisou as taxas de mortalidade durante as ondas de calor entre 2000 e 2018 nas 14 principais áreas urbanas brasileiras, que representam mais de um terço da população nacional. Eles constataram que o Brasil experimentou de três a 11 ondas de calor por ano na década de 2010 e que, em quase duas décadas, o forte calor associado a doenças crônicas provocou 48.075 casos de mortes.
Este artigo foi criado em colaboração entre Cláudio Cordovil e Chat GPT-4
Imagem gerada por Inteligência Artificial