Fortalecendo a Democracia Liberal: Nosso Papel Essencial

Foto do autor
Cláudio Cordovil

No blog do The Ethics Centre, Tim Dean explora a fragilidade da democracia liberal e a necessidade urgente de fortalecê-la. Em seu artigo, publicado em 22 de julho de 2024, Dean destaca que, ao longo da história, a política muitas vezes foi marcada pela força e coerção, em vez de debates civilizados e eleições justas. Ele argumenta que a democracia liberal é uma anomalia histórica que depende da persuasão e do “melhor argumento”, como descrito pelo filósofo Jürgen Habermas.

No entanto, Dean adverte que a parede de civilidade que protege a democracia é vulnerável. Ele usa como exemplo o atentado contra o ex-presidente Donald Trump em 13 de julho de 2024, ressaltando a necessidade de reforçar constantemente as instituições democráticas. Dean também aborda a desilusão de muitos com o “grande acordo” da democracia liberal, especialmente em face de crises sociais e econômicas.

Para restaurar a fé na democracia, Dean sugere que tanto líderes quanto cidadãos precisam agir: os líderes devem proteger e fortalecer o sistema, enquanto os cidadãos devem promover o discurso civil e construir capital social em suas comunidades.


Fonte: We are witnessing just how fragile liberal democracy is – it’s up to us to strengthen its foundations / The Ethics Centre

Este artigo foi criado em colaboração entre Cláudio Cordovil e Chat GPT-4

Deixe um comentário